Ibraímo Mussagy lança ‘Economia de Moçambique e os desafios da nova crise’

Foi lançado, na quinta-feira (15 de Julho, o livro “Economia de Moçambique e os desafios da nova crise”, do académico e docente universitário moçambicano Ibraímo Mussagy. A obra conta com o patrocínio do BCI e o apoio da Universidade Católica de Moçambique (UCM), da Cornelder Moçambique, entre outras instituições.

Ibraímo Mussagy na assinatura de autografo

Nesta obra apresentada pelo economista João Mosca, para além de efectuar uma análise macroeconómica dos efeitos da covid-19 no país, em termos de custo de vida e consequências sociais, Ibraímo Mussagy destaca outros desafios inerentes a esta crise, “que nos obrigam a reflexões cada vez mais profundas, para que o país saia a ganhar com a abundância dos recursos naturais de que dispõe”. Fala da necessidade de clarificação da estratégia de diversificação, e lança os seus contributos para a também actual reflexão sobre o Fundo Soberano.

O representante do BCI, Simão Nhambessa, referiu que a política de Responsabilidade Social do BCI tem num dos seus focos o apoio ao livro, constituindo, por isso, “um enorme prazer abrir os braços para acolher iniciativas desta natureza”. E acrescentou: “o acto que hoje se concretiza reveste-se de um grande simbolismo e constitui a materialização de um Projecto ao qual nos associámos desde que nos foi apresentada a proposta de patrocínio, e que marca um passo importante no contexto literário moçambicano, em particular na área de produção de conhecimento”.

O representante do BCI, Simão Nhambessa

Já para o director da Extensão da UCM, Virgílio Domingos, “aplicar conhecimentos, criticar, discutir, defender ideias, dar conselhos, buscar a melhor alternativa faz parte da vida académica. O livro que temos nas mãos é exactamente este tipo de contribuições académicas locais que o país precisa para avançar na investigação. Isto vai de acordo com o que a UCM preconiza na extensão universitária”.

Refira-se que Ibraímo Mussagy é doutorado em economia e desenvolvimento pela Zimbabwe Open University, sendo Professor Associado e coordenador do curso de doutoramento em economia na UCM, e membro de diversas agremiações de referência.