Maria Manuela outorgada académica de honra pela diplomacia do Reino da Espanha

Maria Manuela Lucas, Embaixadora da República de Moçambique na Espanha, foi outorgada ontem, terça-feira, como académica de honra pela academia da diplomacia do Reino da Espanha.

A academia do Reino da Espanha é uma das academias mais ilustres do mundo, foi fundada por embaixadores e ministros plenipotenciários daquele país, mas é aberta a outras pessoas do mundo diplomático.

Seus Embaixadores Acadêmicos são consultados por diferentes instituições e ministros sobre assuntos relacionados ao mundo da diplomacia.

Diplomata de profissão, Maria Manuela dos Santos Lucas ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1981 e, em 1986, foi afecta na Embaixada de Moçambique em Adis Abeba, Etiópia. Entre 1995 e 1996, foi Cônsul de Moçambique em Cape Town, África do Sul.

Desempenhou, de 1997 a 1999, a função de Conselheira na Embaixada de Moçambique em Brasília, Brasil. De 1999 a 2003, desempenhou a função de Directora da Direcção para as Organizações Internacionais e Conferências (DOIC). Foi Embaixadora de Moçambique no Reino da Bélgica, dos Países Baixos e Grão-Ducado do Luxemburgo entre 2003 e 2011. Desempenhou as funções de Directora do Gabinete do Ordenador Nacional (GON), de 2011 a 2015. Posteriormente, foi Embaixadora de Moçambique, na Itália, de 2016 a 2017 e neste momento é Embaixadora de Moçambique na Espanha.

Lucas fez a licenciatura em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais, no ano de 1985 em Maputo. obteve Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Birmingham, Grã-Bretanha em 1993. Obteve um Diploma em Administração Pública na África do Sul, em 1996.

 

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?