A atriz actuou numa época em que os atores negros eram mais frequentemente escalados como escravos ou criminosos no cinema e na tv.
A atriz americana Nichelle Nichols, inovadora que interpretou a tenente Nyota Uhura na popular série dos anos 1960 “Star Trek”, morreu aos 89 anos. Nichols fez história com um dos primeiros beijos inter-raciais na televisão americana.
A morte foi anunciada pelo filho, Kyle Johnson, no site oficial uhura. Um porta-voz da família disse que Nichols morreu em Silver City, Novo México, onde ela morava com o filho.
A mulher fez história com um dos primeiros beijos inter-raciais na televisão americana – compartilhado com o Capitão Kirk da USS Enterprise, interpretado por William Shatner (um beijo considerado digno até de uma entrada própria na Wikipedia).
O próprio Martin Luther King Jr., grande figura do ativismo negro norte-americano, elogiou em tempos Nichols, que inovou com o seu desempenho poderoso numa época em que os atores negros eram mais frequentemente escalados como escravos ou criminosos no cinema e na tv.
Nichols, que tinha formação em ballet e teatro musical, teve uma carreira variada, dançando com Sammy Davis Jr. em “Porgy and Bess”, aparecendo na série da NBC “Heroes” e chegando também a gravar um álbum.