Morreu Embaixador da Rússia em Maputo

Morreu o Embaixador da Federação da Rússia em Maputo. Alexander Surikov, foi encontrado sem vida na sua residência oficial, na noite deste sábado, em circunstâncias ainda por esclarecer.

Através de uma nota divulgada hoje, a Polícia da República de Moçambique (PRM), diz que tomou conhecimento da morte do diplomata, depois de o corpo do mesmo ter sido levado para a morgue do Hospital Central de Maputo.

Ainda não se conhecem as causas da morte do embaixador de 68 anos de idade, nem a hora em que Alexander Surikov perdeu a vida. Alexander Surikov era Embaixador da Rússia em Maputo desde 2017.

Segundo a nota policial, a PRM afecta à quarta esquadra tomou conhecimento da ocorrência por volta das 23 horas. Nessa altura, o corpo do Embaixador da Rússia “jazia na morgue do Hospital Central de Maputo”.

“A equipa técnica do Piquete-Sede, chegado à morgue constatou que o corpo já tinha sido acondicionado na gaveta número cinco, e por orientações vindas da Rússia, as quais chegaram à equipa técnica do piquete através do cônsul daquela Federação, o Senhor Yuri Doroshenkov, o qual esteve presente naquele na morgue acompanhado pelo encarregado de segurança da embaixada”, refere uma nota da Polícia.

Acrescenta a mesma nota que o consulado da Rússia orientou que não se fizesse, “qualquer que fosse exame do corpo e muito menos autopsia. Porém, a equipa técnica colheu fotografias do corpo do finado estando na gaveta” e “foram feitas fotografias à residência do mesmo e, colheu-se o depoimento do Cônsul”.

 

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?