Ossufo Momad reeleito Presidente da RENAMO

Horácio João

Ossufo Momad venceu esta madrugada as eleições na Presidência da RENAMO. Ainda não se sabe se Ossufo tornar-se-a candidato ao cargo do Presidente da República no pleito eleitoral de 9 de Outubro próximo, pela parte desta maior formação política da oposição no país.

A renovação do seu mandato para um período de mais cinco anos aconteceu no final dos trabalhos do VII Congresso da RENAMO que, entre 15 e 17 de Maio, decorre na vila municipal de Alto-Molócuè, província central da Zambézia.

Ossufo Momad venceu largamente aos seus adversários directos ao recolher nas urnas 383 votos, contra 147 de Elias Dhlakama, enquanto Ivone Soares obteve 74 votos e Alfredo Magumisse teve 41. André Magibire com14 e Salvador Murema conseguiu 2 votos.

O vencedor deste sufrágio garante maior inclusão e considera que a RENAMO sai assim mais unida rumo à vitória do seu partido nas eleições gerais e multipartidárias.

Por razões próprias, entretanto, três candidatos que então disputavam a liderança deste partido retiraram esta intenção, nomeadamente Anselmo Victor, Herminio Morais e Juliano Ricardo, tendo apoiado a candidatura de Ossufo Momad.