SNJ inteira-se sobre o blindado que bloqueiou a entrada da Tv Sucesso

O Sindicato Nacional de Jornalistas manifestou, esta semana, o seu apreço pela TV Sucesso,  pelo crescimento que tem demonstrado, contribuindo para o engrandecimento da imprensa moçambicana, a liberdade de expressão e a diversificação de seus conteúdos.

Ao mesmo tempo, o SNJ, através do seu Secretário-Geral, Faruco Sadique, que visitou as instalações daquele órgão de informação, manifestou a sua preocupação pelas intimidações que a instituição tem sofrido, um atentado à liberdade de imprensa.

Era ponto de agenda da visita do SG do SNJ às instalações da TV Sucesso inteirar-se sobre o blindado que bloqueou a entrada daquela televisão na sexta-feira (24) , quando decorria o anúncio dos resultados finais das eleições autárquicas.

Lembre-se que o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da TV Sucesso, Gabriel Júnior, denunciou no dia 12 de Novembro estar a sofrer  ameaças de morte por parte de pessoas desconhecidas.“Acho que está na hora de pedir para que vocês orem por mim ,porque nas últimas duas semanas tenho recebido ameaças de morte”, disse Gabriel Júnior no  “Moçambique em Concerto”, um programa  por ele apresentado aos domingos, na TV Sucesso.

Apesar do visado não ter revelado as causas das ameaças, há  uma associação natural ao momento político que o país está a atravessar, caracterizado por uma crise pós-eleitoral devido à fraude   eleitoral.

É preciso lembrar que a TV Sucesso, um orgão independente de televisão em Moçambique, destacou-se na cobertura das eleições autárquicas de 11 de Outubro, denunciando várias irregularidades. A TV Sucesso foi igualmente destaque no acompanhamento dos acontecimentos que se viveram na fase pós-eleitoral.

Gabriel Junior é deputado na Assembleia da República, pela bancada parlamentar da Frelimo.