Énia Lipanga no Festival de Poesia de Lisboa

A poetisa e activista social, Énia Lipanga, vai participar pela primeira vez do Festival de Poesia de Lisboa (FPL), em Portugal, no dia 15 de Setembro do presente ano. O FPL  incentiva a leitura, fomenta a democratização da palavra e valoriza a poesia de língua portuguesa.

O convite para participar da 6ª edição do FPL, surge num contexto em que Énia Lipanga tem se destacado como um dos mentores de eventos artístico-culturais nacionais (Palavras São Palavras, IncluArte – recital de poesia inclusivo) e causas sociais (campanha sobre a massificação do uso de máscaras e pensos higiénicos). Lipanga é autora do livro de poesia “Sonolência e Alguns Rabiscos”, primeiro a ser publicado em braile lançado em Moçambique.

Este ano, sob o lema “Terra: uma poética de nós”, o festival pretende criar um espaço de diálogo com as poéticas da terra e suas narrativas históricas. Apontados como elementos centrais e transversais nas vivências sociais, económicas e políticas das sociedades.

Desde a sua criação, em 2016, o FPL tem construído, através da poesia, pautas urgentes que abordam a classe social, raça, género, corpo e terra; com vista a inventar um possível lugar que coloque em cena o discurso poético.