Na Cidade da Beira: Chapo promete que vai priorizar governação inclusiva

Horácio João

O Candidato da FRELIMO às Eleições Presidenciais de 9 de Outubro próximo, Daniel Francisco Chapo, assegurou hoje, na cidade da Beira, que em caso de vitória nas urnas, vai entre outros aspectos cruciais, priorizar uma governação inclusiva para o almejado desenvolvimento do país.

Falando numa sessão extraordinária que orientou naquela capital provincial de Sofala, por ocasião da sua visita de trabalho de pré-campanha eleitoral, o candidato traçou uma visão estratégica dos próximos cinco anos.

Apelou a participação de todos na campanha eleitoral de 45 dias, a iniciar no próximo dia 24 de Agosto corrente em todo o país.

Reiterou que, em caso da sua vitória, vai primar por uma governação inclusiva, realçando que o país é feito por todos.  “Nasci em Inhaminga, vivi no Dondo e na Beira, nesta linda província de Sofala. Sou bem-educado, graças a todos vós, mas vamos ser vigilantes contra a desordem, pois queremos uma campanha eleitoral pacífica, com alto sentido de civismo, para uma vitória justa e ordeira”- exortou.

Referiu que Beira foi sempre considerada a segunda maior cidade do país, depois de Maputo, devido a sua localização geoestratégica ao nível dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sem acesso direito ao mar, como o Zimbabwe, a Zâmbia, Malawi, Botswana e RDCongo.

Indicou ainda que Sofala é exemplo de Reconciliação Nacional depois de longos anos de conflito armado, concretamente da guerra dos 16 anos e seguido de instabilidade militar, que culminou com o aperto de mão entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e então líder da RENAMO, Afonso Dhlakama, na Serra da Gorongosa.

Acrescentou que Sofala também é exemplo de organização política sob o slogan “a Vitória Prepara-se, a Vitória Organiza-se”, prometendo que a sua governação vai dar primazia aos jovens na promoção de emprego, habitação, acesso ao crédito bancário, inspirando-se na Geração dos Jovens de 25 de Março e dos combatentes da Luta de Libertação Nacional.

Daniel Chapo e esposa

“Sofala é uma das províncias mais ricas do país, em termos de agricultura e recursos minerais, potencial pesqueiro da lagosta e crustáceos”, disse, salientando que faz parte da sua agenda caso vença as eleições a criação de indústrias e reactivação das outras, trazendo a reanimação e esperança.

Por isso, apelou que todos abracem esta causa, da promoção da paz, Unidade Nacional, valorização dos princípios éticos e morais e respeito na pessoa humana.

Sofala é exemplo de resili6encia

Daniel Chapo recebe quadro retratando a província de Sofala.

Por outro lado, Chapo reconheceu que depois do Ciclone Tropical Idai, Sofala está gradualmente a recuperar dos danos, representando exemplo de reconstrução e resiliência contra eventos extremos.

Ainda nesta terça-feira, o Secretário-Geral e candidato presidencial da FRELIMO reuniu-se, na Beira, com empresários, agentes econômicos, acadêmicos e orientou comício na vizinha cidade do Dondo.

Amanhã, quarta-feira, o candidato vai realizar comício na vila ferroviária de Inhaminga, distrito de Cheringoma, onde nasceu há 47 anos. Para encerrar a sua visita, ainda amanhã, Daniel Chapo vai reunir com as Organizações Sociais do Partido Frelimo, nomeadamente Antigos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e Organização da Juventude Moçambicana (OJM).

No entanto, o Primeiro-Secretário do Comité Provincial da FRELIMO em Sofala, Luís Nhanzozo, apresentou, por ocasião desta visita de trabalho, o Relatório exaustivo do Gabinete Provincial de Preparação das Eleições.zebrando.co.mz/…/daniel-chapo-viveu-dois-anos-na-base-da-renamo