Todas as províncias passam a testar Covid-19 em massa

O Instituto Nacional de Saúde (INS), informa que todas as províncias do país passarão, a partir das próximas duas semanas, a realizar a testagem abrangente de Covid-19 usando os testes rápidos de antigénios, combinada aos exames de PCR.

Sofia Viegas, directora nacional de laboratórios de saúde pública, no Instituto Nacional de Saúde (INS) disse que as províncias já foram treinadas e estão capacitadas para iniciar o processo.

Anotou que, neste momento, alguns pontos do país estão em fase bastante avançada de preparação, a exemplo, de Gaza, Nampula e Cabo Delgado com algumas unidades sanitárias prontas para o arranque da testagem em massa.

“Portanto, de uma forma geral, todas as províncias estão a preparar-se para arrancar com este processo estando, neste momento, em fase de treino a nível dos distritos. O plano é de que todas elas nas próximas duas semanas iniciem com esta testagem abrangente”, sublinhou Sofia Viegas, acrescentando que a cidade de Maputo e província de Maputo já realizam os testes rápidos de antigénios enquanto que Gaza está na fase de descentralização.

Explicou que os exames de Covid-19 feitos a partir destes antigénios estão sendo feitos de forma gradual. Estes já vêm sendo realizados nos serviços de urgência para casos de doentes que requerem internamento.

Contudo, segundo Viegas o país não podia massificar o seu uso por limitações do  número de testes o que já está ultrapassado.

A testagem massiva obedecerá a critérios previamente definidos pelas autoridades, devendo ser utilizados em indivíduos que se apresentam a unidade sanitária com sintomas da Covid-19.

Esclarece que haverá doentes que serão submetidos a exames de PCR para confirmação do resultado após resultado negativo no teste rápido de antigénio. Constituem casos negativos que requerem confirmação por PCR doentes com sinais de gravidade e típicos da Covid-19 como perda do olfato e do paladar, assim como profissionais de saúde com resultado negativo no teste de antigénio.

“Estes são os únicos que irão para o PCR”, sublinhou Sofia Viegas.

O teste de antigénio é um dos métodos de testagem da Covid-19 e permite identificar a presença de proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2.