Um evento que atrai o mundo inteiro para abraçar o Papa, com uma memória coletiva que precisa voltar em 20 anos para encontrar um evento semelhante com a missa das exéquias de João Paulo II em 8 de abril de 2005. Mas, acima de tudo, um evento único para a mídia contemporânea, que nunca antes havia documentado a trasladação dos restos mortais de um Pontífice do Vaticano para outro local de sepultura. A cobertura da mídia começa com a missa das exéquias do Papa Francisco e o cortejo fúnebre que irá acompanhar o caixão da Basílica de São Pedro até aquela de Santa Maria Maior, onde a sepultura será realizado de acordo com as disposições do próprio Papa.
A cobertura por idiomas
Para permitir a maior oportunidade possível de acompanhar esse evento, a mídia do Vaticano preparou transmissões ao vivo em 15 idiomas: além de dois canais em português, a cobertura também será em italiano, inglês, espanhol, francês, alemão, polonês, vietnamita, chinês e árabe; incluindo 4 línguas de sinais (italiano, espanhol, francês, americano).
As imagens para TV estarão a cargo do Centro Televisivo Vaticano – Vatican Media, tanto aéreas como terrestres e irão cobrir a área da Praça São Pedro e todo o percurso do cortejo fúnebre do Papa até a Basílica de Santa Maria Maior. Em nível editorial, a produção de notícias – escritas e gravadas e com reportagens de aprofundamento – será oferecida em 56 idiomas, os mesmos que compõem o sistema de informações da Rádio Vaticano, do Vatican News e do jornal vaticano L’Osservatore Romano.
Canais e plataformas da transmissão ao vivo
Em detalhes, a missa das exéquias e o cortejo fúnebre deste sábado, 26 de abril, poderá ser acompanhado através dos seguintes canais:
– Portal Vatican News (www.vaticannews. va)
– Vatican News no YouTube, como aquele em português
– Rádio web da Rádio Vaticano em 11 idiomas, como o português
– por ondas curtas em português para a África, inglês e francês
– Facebook com cobertura ao vivo em português, italiano, inglês, francês, espanhol e alemão
– Instagram com cobertura ao vivo em português, italiano e alemão
A cobertura em italiano
Serão três os estúdios para a cobertura ao vivo em italiano: dois instalados na Praça de São Pedro e um fora da Basílica de Santa Maria Maior. As transmissões via rádio e TV irão começar pelo estúdio instalado no Braço de Carlo Magno, no Vaticano.
Por volta das 9h30 na Itália, a linha irá mudar para o estúdio central do Palazzo Pio, edíficio onde está instalada a Rádio Vaticano – Vatican News, para a cobertura da Missa das Exéquias. A linha também será compartilhada com o estúdio de Santa Maria Maior, que também irá oferecer cobertura ao vivo das orações e da espera dos fiéis desde a manhã. As frequências usadas para a transmissão ao vivo em italiano são:
– 103,8 FM para a cidade de Roma
– 105 FM para Roma e província
– Rádio digital DAB+ (para informações www.digitalradio.it)
– Canal de TV 733 da área de Roma
– Satélite Eutelsat
Fonte: Vatican News