Projecto PARES providencia lanche escolar a mais de 85 mil alunos em 157 escolas dos distritos de Monapo, Meconta e Milange.
Professores do ensino primário, nos distritos de Meconta e Monapo, na província de Nampula e de Milange, na província da Zambézia, vão reforçar a promoção do uso de boas práticas de saúde, higiene e nutrição nas escolas, com a perspectiva de impactar a mais de 85 mil alunos.
Este é o resultado que se espera alcançar com a capacitação de 157 professores responsáveis de saúde escolar de igual número de escolas, cuja primeira fase decorreu de 15 a 16 de agosto, com a segunda fase agendada para 22 a 23 de agosto.
A iniciativa está inserida nas actividades do projecto Parcerias para Resultados da Educação Sustentável (PARES), uma abordagem de alimentação escolar que integra as componentes de Educação; Saúde e Nutrição; Água, Saneamento e Higiene (WASH); Agricultura e Meios de Vida; Engajamento Comunitário.
O projecto está avaliado em cerca de 35 milhões de dólares norte-americanos, financiados pelo Programa Internacional McGovern-Dole de Alimentação para Educação e Nutrição Infantil do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Segundo um comunicado do projecto PARES-Parcerias Para Resultados da Educação Sustentável, após o treinamento, espera-se que os professores estejam mais bem preparados para promover um ambiente saudável nas escolas e influenciar a mudança de atitude e comportamento dos alunos, incluindo professores, durante as aulas ou através de palestras e sensibilizações.
No decurso do treinamento, os professores aprofundaram matérias relacionadas com a saúde e higiene nas escolas; gestão da higiene menstrual; nutrição; vacinação e desparasitação; doenças negligenciadas, entre outros tópicos. Estes conteúdos serão ministrados por formadores provinciais e distritais afectos aos sectores da Saúde e Educação.
Objectivos estratégicos do projecto PARES
A promoção do uso de boas práticas de saúde, higiene e nutrição é um dos objectivos estratégicos do projecto PARES que, paralelamente a esta iniciativa, está a apostar na construção de infraestruturas escolares. É neste contexto, que o projecto prevê construir 54 blocos de latrinas e abrir 25 furos de água, sobretudo nas escolas mais críticas dos três distritos.
Refira-se que a fraca cobertura de saneamento e a escassez de fontes seguras de água, são alguns factores que podem influenciar negativamente na saúde das crianças, comprometendo o seu desempenho e frequência escolar. Segundo dados do Inquérito ao Orçamento Familiar (IOF 2022), a maior parte dos agregados familiares nas zonas rurais consome água de fonte não segura (32,2%), com maior incidência nas províncias do Niassa (23,6%), Cabo Delgado (40,5%), Nampula (34,1%), Zambézia (37,3%) e Manica (24,2%).
O quadro de vulnerabilidade das crianças é também agravado por conta da desnutrição crónica, cujo índice é relativamente alto nas províncias da Zambézia (44,6%) e Nampula (46,7%) respectivamente, segundo dados do Inquérito Demográfico de saúde (IDS-2022-2023). Para inverter este cenário, o projecto PARES está a desenvolver um conjunto de actividades integradas para tornar o ambiente de ensino e aprendizagem mais atractivo nas 157 escolas dos distritos de Monapo, Meconta e Milange.
As actividades consistem na provisão de lanche escolar para mais de 85 mil alunos das 157 escolas; construção e reabilitação de furos de água; promoção da leitura e escrita; capacitação de professores; provisão de materiais de ensino e aprendizagem; realização de campanhas de desparasitação e suplementação de alunos; e incentivo à participação comunitária na monitoria dos serviços públicos.
O projecto PARES é um consórcio liderado pela World Vision-Moçambique (WV-Moç) em parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE), Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), Serviços de Assistência Católicos (CRS) e o Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI).