Casa de ínsua exporta vinhos portugueses em exclusivo para Moçambique

Os vinhos da Casa da Ínsua, cuja excelência já averbou múltiplos prémios internacionais, estão a ser exportados exclusivamente para Moçambique pela Mercury Comercial. A empresa do Grupo Visabeira Moçambique tinha, até agora, reservado o acesso aos consagrados néctares do mais antigo produtor da Região Demarcada do Dão aos clientes da cadeia Montebelo Hotels & Resorts. Assim, os verdadeiros apreciadores da arte vínica têm disponíveis sete referências da Casa da Ínsua – três tintos, dois brancos, um rosé e um espumante – nas melhores bottle stores, supermercados e restaurantes de Moçambique.

Nascidos na Região Demarcada do Dão, os celebrados vinhos são produzidos na Casa da Ínsua, localizada em Penalva do Castelo, no distrito de Viseu e coração de Portugal, com o saber de uma tradição vínica que remonta ao século XVIII. Graças ao empenho, visão e sapiência de Manuel de Albuquerque (um inovador em termos de vinhas, castas e tecnologias de vinificação), os altos padrões de qualidade dos vinhos da Casa da Ínsua tornaram-se célebres em meados do século XIX, tendo obtido, desde então, múltiplos prémios intra e além-fronteiras de Portugal.

As principais castas tintas dos vinhos da Casa da Ínsua, sob exploração do Grupo Visabeira, são Touriga Nacional, Jaen, Tinta Pinheira, Alfrocheiro, Cabernet Sauvignon e Tinta Roriz, enquanto que nas castas brancas predominam Malvasia Fina, Encruzado e Sémillon. As castas Sémillon e Cabernet Sauvignon são um exclusivo da centenária Casa da Ínsua por ser a única autorizada, e por razões de tradição histórica, a introduzir as castas francesas na Região Demarcada do Dão.

O acesso aos vinhos da Casa da Ínsua que se encontrava paticamente circunscrito à cadeia Montebelo Hotels & Resorts em Portugal e Moçambique foi alargado, encontrando-se disponíveis, a título excepcional e exclusivo para Moçambique, em bottle stores, supermercados e restaurantes seleccionados, sete rótulos de eleição.

AS REFERÊNCIAS

Casa Ínsua Grande Reserva Touriga Nacional Tinto 2012 – galardoado em 2020 com Medalha de Ouro no concurso “Challenge du Vin”, um dos mais emblemáticos concursos realizados em França, e com a Medalha de Prata no “Concurso Decanter”, em Londres.

Casa da Ínsua Tinto 2016 – um dos vinhos mais premiados, foi distinguido em 2021 com duas Medalha de Ouro no concurso “Frankfurt International Trophy”, na Alemanha, e no “Concurso Cidades do Vinho”, em Portugal. O Casa da Ínsua Tinto 2016 alcançou Medalhas de Prata em 2017 e em 2020 no “International Wine Challenge”, em Londres; em 2017 no “International Wine Awards”, em Madrid; e, em 2017, no “Dão Primores”, em Viseu, Portugal. Este ano, recebeu a Medalha de Prata no “Catavinum World Wine & Spirits Competition” de Vitoria-Gasteiz, em Espanha. No mesmo país, foi galardoado recentemente com a Medalha de Bronze no “International Wine & Spirits Awards”.

Casa da Ínsua Branco 2019 – distinguido em 2020 com Medalha Prata no concurso “International Wine Awards”, em Madrid, Espanha.

Casa da Ínsua Reserva Branco Encruzado 2019 – recebeu em 2020 a menção “Commended” no “International Wine Challenge”, em Londres, Reino Unido.

Casa da Ínsua Tinto Reserva 2015 – obteve este ano a Medalha de Ouro no “International Wine & Spirits Awards”, em Espanha, e uma Medalha de Bronze no concurso “International Wine Challenge”, em Londres.

Espumante Casa da Ínsua Bruto 2018 – premiado em 2021 com duas Medalhas de Ouro atribuídas pelos júris do concurso “Catavinum World Wine & Spirits Competition” e do “International Wine & Spirits Awards”, ambas em Espanha.

Vinho Casa da Ínsua Rosé 2019 – foi medalha de prata no concurso “Catavinum World Wine & Spirits Competition” de Vitoria-Gasteiz, em Espanha.

Sobre a Casa da Ínsua

Localizada em Penalva do Castelo, a 25 Km de Viseu, a Casa da Ínsua é um edifício solarengo de estilo barroco, que tem como imagem de marca a sua imponente fachada e os seus magníficos jardins – inglês e francês. Convertida desde 2009 num hotel histórico 5 estrelas, integrado na rede Paradores de Espanha, permite-lhe desfrutar de momentos de lazer ou de eventos empresariais verdadeiramente inesquecíveis. Intimamente ligada à história da Casa, a Quinta da Ínsua está na origem dos tão apreciados produtos gourmet que são hoje um ex-libris do Parador Casa da Ínsua. Desde o século XVIII que são produzidas nos pomares envolventes as maçãs Bravo de Esmolfe, Golden e Starking. A actividade pecuária está presente desde 1908, ano em que foram introduzidas na Quinta as primeiras ovelhas. Actualmente, os queijos Casa da Ínsua, produtos D.O.P, são provenientes do leite das 100 ovelhas de raça Serra da Estrela existentes na quinta. As deliciosas maçãs encontram-se à venda na Loja da Quinta, bem como as compotas, de maçã e também de framboesa, abóbora e morango, confeccionadas de acordo com receitas seculares. Aí poderá também encontrar o Queijo Serra da Estrela, o puríssimo azeite artesanal e, claro está, os reputados vinhos do Dão Casa da Ínsua, orgulhosamente produzidos “em casa”. A Casa da Ínsua também inclui o Núcleo Museológico no qual é possível conhecer em detalhe a história secular deste deslumbrante espaço integrado na natureza, desde a origem, com a família de Luís Albuquerque, até aos nossos dias.

https://montebelohotels.com/parador-casa-insua/pt/home

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?