Matateu vai dar nome ao campo do 1º de Maio

O antigo futebolista moçambicano Matateu, que fez história no Belenenses, vai dar nome ao campo do 1° de Maio (localizado nos arredores da cidade de Maputo), clube que representou antes da partida para Portugal no início década 50.

A decisão de mudar de nome é uma forma de homenagear e eternizar aquele que foi o maior futebolista do 1° de Maio e que sempre estará nos corações dos alvi rubros.

As maiores conquistas de Matateu foram as conquistas da Taça de Portugal de 1960 (vitória sobre o Sporting em 3 de Julho, por 2-1, com Matateu a marcar o golo da vitória) e as Taças de Honra de 59 e 60. Nesta última, Matateu e Yaúca desbarataram completamente a defesa do Benfica (que oito meses depois foi Campeão Europeu) inflingindo uma pesada derrota por 5-0 ao seu rival.

Matateu foi ainda por 27 vezes internacional pela seleção portuguesa, tendo marcado 13 golos. Refira-se que Matateu faleceu a 27 de Janeiro de 2000, no Canadá, país onde foi jogar após ter escrito em letras bem douradas o seu nome no futebol português. (ABOLA.PT)