Parque da Gorongosa apoia desenvolvimento autárquico

O Parque Nacional da Gorongosa e a Organização das Nações Unidas para Habitação (ONU-Habitat) estão a apoiar a vila municipal da Gorongosa a projectar o planeamento urbano, assente no desenvolvimento sustentável e protecção da biodiversidade.

Para a materialização deste projeto foi realizado há dias um seminário no qual discutiu-se a implementação da Visão de Desenvolvimento Sustentável para 2030, tendo em conta as várias dimensões do desenvolvimento sustentável, as agendas globais relevantes e estratégias e planos nacionais e locais.

O Município da Gorongosa é um dos principais centros da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa, na Província de Sofala e está periodicamente exposto à ameaças geradas pela natureza, causadas principalmente pelas mudanças climáticas, e pelas acções do Homem, destacando-se a caça furtiva, queimadas não controladas, controladas e destruição de ecossistemas para habitação e áreas de cultivo.

Os resultados do seminário irão permitir o desenvolvimento do Quadro de Desenvolvimento Sustentável da Gorongosa.

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Moçambique hospeda a maior história de restauração da vida selvagem em África. Em 2008, foi estabelecida uma Parceria Público-Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa), uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos. Em 2018, o Governo de Moçambique assinou uma prorrogação do acordo de gestão conjunta por mais 25 anos. Ao adoptar um modelo de conservação do século XXI para equilibrar as necessidades da fauna bravia e das pessoas.

O PNG está a proteger e salvar esta bonita natureza selvagem, devolvendo-o ao seu devido lugar como um dos maiores parques nacionais da África. Foi descrito como um dos mais diversos parques da Terra, cobrindo uma vasta extensão de 400 mil hectares. Nos últimos anos, o Projecto da Gorongosa, garantiu a protecção de uma população em recuperação de Leões neste ecossistema, reduziu com sucesso ameaças-chave.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?