O país conta com mais um organismo de promoção, acompanhamento, analise, pesquisa e diversidade de informação sobre a violência contra a mulher.
Trata-se de uma entidade criada pelo Observatório das Mulheres que entrou em funcionamento no dia 30 de Abril de 2021. A Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel, disse que o organismo vai contribuir para centralizar informações e serviços de extrema relevância para as mulheres.
Graça Machel sublinhou que um dos principais objectivos do Observatório das mulheres é actuar na promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres, visando a eficácia no combate a violência.
A Presidente dos Assuntos Sociais, Género, Tecnologia e Comunicação Social, na Assembleia da República, Lúcia Mafuaine, disse que além de fonte de pesquisa sobre a situação da mulher, o órgão vai contribuir para a implementação e avaliação de políticas públicas.
Para a representante do Observatório das Mulheres, Maria José Artur, de entre várias matérias, a instituição pretende monitorar a situação dos direitos das mulheres nas áreas da saúde, segurança pública, trabalho, educação, assistência social e direitos humanos. RM