Cristóvão Chume, Ministro da Defesa, fala hoje a partir das 15 horas, sobre o compromisso das Forças de Defesa e Segurança (FDS) no âmbito das manifestações convocadas pelo candidato presidencial, Venâncio Mondlane e alguns após os resultados eleitorais de 09 de Outubro. O evento terá lugar no Clube Militar, na Cidade de Maputo.
Moçambique entrou na terceira fase de uma greve geral e protestos sem precedentes convocada pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, com o objetivo de contestar os resultados eleitorais de 9 de outubro que dão vitória a FRELIMO e o seu candidato, Daniel Chapo.
Os resultados apresentados pela Comissão Nacional de eleições indicam que Daniel Chapo venceu o seu mais próximo opositor, Venâncio Mondlane, por mais de 3,5 milhões de votos. O candidato da Renamo, o até agora maior partido da oposição, ocupou o terceiro lugar.
Venâncio Mondlane tem usado o Facebook e o YouTube para, em direto, afirmar que a contagem paralela da sua equipa mostra que ele ganhou as eleições.