Zambézia: Membros da Renamo destituem delegado político provincial

Inácio Reis, delegado político provincial da Renamo, na província da Zambézia, foi destituído ontem, (26 de Novembro) do seu cargo, pelos membros do partido, depois de dias de muita tensão. Para alem de destituir o seu delegado, os membros retiraram das paredes do edifício sede, as fotos do seu presidente, Ossufo Momade.

“Nós queremos que o delegado saia porque os resultados das eleições de 9 de Outubro, divulgados pela CNE, indicam que o partido caiu de segunda para terceira posição no parlamento, o que para nós é um sinal claro de que o partido está a perder o apoio popular”.

Reis é acusado de criar mau ambiente, proibição de marchas com símbolos do partido, em revindicação dos resultados eleitorais de 9 de Outubro.

“Ele é autoritário e arrogante. Não está para organizar a província, mas sim para desorganizar. Percebemos ainda que o único objectivo do senhor Reis era espaço para voltar a Assembleia da República e, como já conseguiu pedimos que se retire e regresse a sua casa para cuidar dos seus filhos e netos”, afirmaram.

Na tentativa de encontrar uma solução, uma delegação da Comissão política da Renamo, composta por general Malagueta; presidente da Comissão dos Combatentes da Luta pela Democracia, Victor Viandro e outros estiveram na sede política para interagir com os quadros, mas o encontro terminou com a destruição do delegado político.