Engenheiro moçambicano é o novo chefe de Tecnologia da Informação da ONU

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou ontem (01 de Junho), a nomeação de Bernardo Mariano Jr., moçambicano, para o cargo de Director de Tecnologia da Informação (CITO), Secretário-Geral Adjunto, no Escritório de Tecnologia da Informação e Comunicação na Sede das Nações Unidas em Nova York.

O Secretário-Geral expressa seu profundo agradecimento ao ex-CITO, Atefeh Riazi dos Estados Unidos, e ao atual CITO em exercício, Patrick Carey da Irlanda, por seu trabalho e dedicação à Organização.

Segundo Guterres, Mariano Jr. traz para o cargo 28 anos de experiência no sistema das Nações Unidas e em organizações internacionais, mais recentemente atuando como Director de Informática e Director de Saúde e Inovação Digital na Organização Mundial da Saúde (OMS), onde liderou o sector digital da organização, jornada de transformação, alavancando tecnologias digitais e inovações para acelerar a realização dos objetivos estratégicos da OMS.

Mariano Jr. começou sua carreira em 1993 na Organização Internacional para as Migrações (IOM) em Moçambique e continuou na IOM no Haiti, Mali, Angola, Quênia, Kosovo e África do Sul, além de Genebra, Suíça antes de ingressar na OMS em 2018. Ele atuou como Conselheiro Regional Sénior da IOM para a África Subsecretaria (2017-2018), Diretor Regional para a África Austral (2009-2015) e atuou como Diretor de Informação da IOM (2015-2017, 2002-2011), tendo defendido várias iniciativas de transformação de negócios, impulsionando inovações em sistemas de operação e gestão, sistemas de planeamento de recursos empresariais, tecnologia da informação, gestão de projetos e infraestrutura de rede.

Ele possui um Master of Science em Global Management pela Salford University (Reino Unido), e um Bacharel em Ciências em Engenharia Elétrica pela Eduardo Mondlane University em Moçambique. “O Sr. Mariano é fluente em inglês, português e espanhol, com muito bom conhecimento de francês”, salienta António Guterres.

“Estou muito feliz pela nomeação

Falando a ONU News, de Genebra, Mariano Júnior que trabalhará na sede em Nova Iorque, agradeceu ao secretário-geral António Guterres.

“Estou muito feliz pela nomeação pelo secretário-geral das Nações Unidas ao posto de assistente secretário-geral para o Escritório da Tecnologia de Informação e Comunicações. Carrego comigo nesta nomeação não só a minha pessoa, mas também a bandeira do meu país: Moçambique. Não só a bandeira de Moçambique, mas também a bandeira de todos os países falantes da língua portuguesa. Darei o meu melhor para deixar uma marca de um moçambicano, um falante da língua portuguesa, competente e capaz de trazer uma qualidade de serviços para o progresso da agenda global das Nações Unidas.”

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?