O Presidente moçambicano Filipe Nyusi, na sua qualidade de actual presidente da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), convocou uma cimeira extraordinária da “Dupla Troika” da SADC para a próxima semana, a fim de discutir o terrorismo na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Este anuncio, foi feito pelo Presidente Filipe Nyusi, durante o seu discurso de sábado de manhã na sessão de abertura de uma reunião do Partido Frelimo, do Comité Central de Moçambique, na cidade de Matola, no sul do país. “Para a próxima semana, tomei a iniciativa de convocar mais uma cimeira extraordinária da Dupla Troika em que o tema central será a situação da segurança em Moçambique”, disse Nyusi. A convocação da cimeira, acrescentou, contradiz aqueles que argumentam que Moçambique não precisa de apoio externo para combater o terrorismo que assola distritos no centro e norte de Cabo Delgado desde outubro de 2017.
Nyusi disse aos membros do Comité Central que o terrorismo é um fenômeno global. Nenhum país deve considerar-se imune, ou deve imaginar que pode lutar contra o terrorismo por conta própria. (Carta)