Paris: Descoberta bomba da Segunda Guerra Mundial

A descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial perto da estação da Gare du Nord, em Paris, está a provocar um autêntico caos no trânsito ferroviário da capital francesa.

De acordo com a SNCF, empresa que opera o setor ferroviário francês, “uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial foi descoberta perto das linhas”, a cerca de 2,5 quilómetros da estação.

A descoberta foi feita perto da Gare du Nord, a mais utilizada e movimentada da capital francesa, e para onde confluem todos os comboios urbanos, suburbanos, nacionais e até internacionais, chegando ali ligações de cidades como Londres, Bruxelas ou Amesterdão, entre outras.

A disrupção está a afetar também a circulação do metropolitano, sendo que uma das linhas fica naquela mesma estação.

No website da Eurostar, que também opera no setor, nomeadamente nas ligações entre Londres e Paris, já estão confirmados os cancelamentos de pelo menos três comboios, esperando-se que a situação piore.

Em declarações à Sud Radio, o ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, já admitiu que será um dia longo e complicado para as ligações ferroviárias: “Vai ser complicado todo o dia. A ideia é tentar começar a retomar o tráfico de forma gradual a partir da tarde”.

A Gare du Nord fica situada no norte de Paris e é o terminal de comboios mais movimentado de todo o país, passando por ali cerca de 700 mil pessoas todos os dias, de acordo com a SNCF.

As bombas da Grande Guerra (1914-1918) ou da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ainda são descobertas com frequência em França, mas é raro estarem localizadas em zonas densamente povoadas. As autoridades francesas ainda não informaram sobre o tipo de bomba que foi encontrada.