Reunida em Assembleia-Geral, ontem, em Maputo, a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) indicou Pedro Frederico Cossa para o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA).
Pedro Frederico Cossa, 41 anos de idade, é quadro da instituição desde 2009, tendo desempenhado cargos de direcção, entre os quais o de Diretor-adjunto de Operações.
À data da sua indicação, desempenhava as funções de Administrador Financeiro da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento da Cidade de Maputo, cargo para o qual foi nomeado em Julho de 2024.
É igualmente presidente da Associação Moçambicana de Economistas e docente universitário desde 2016. Especialista em Economia de Desenvolvimento, cursou um mestrado na mesma área, na Universidade Eduardo Mondlane.
Obteve o grau de licenciatura em Gestão e Finanças no Instituto Superior de Transportes e Comunicações, tendo, igualmente, certificações em programas como: Literacia Financeira, pela Universidade de Pretória, na África do Sul; Mercados Financeiros, pelo Instituto de Formação Bancária de Portugal; First Certificate in English, pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Pedro Cossa foi ainda deputado da Assembleia da República no quinquénio 2015-2020.