Moçambicanos na diáspora devem continuar a elevar o bom nome do país

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dlhovo, exortou os presidentes das associações e membros das comunidades moçambicanas, residentes no exterior a continuarem a elevar o bom nome de Moçambique nos países de acolhimento, respeitando as leis dos países onde residem.

Em discurso proferido num encontro de trabalho, que manteve hoje, 20 de Dezembro, em Maputo, com os presidentes das associações e membros das comunidades moçambicanos residentes no exterior, por ocasião da quadra festiva do fim de ano, a Ministra Macamo manifestou apreço do Governo pelo “empenho e dedicação demonstrados pela comunidade moçambicana residente no exterior no cumprimento da sua missão patriótica.

Para a Ministra, os moçambicanos na diáspora têm se empenhado na promoção e aprofundamento das boas relações entre Moçambique e os países de acolhimento.

A governante elogiou a “frutuosa participação da comunidade moçambicana no exterior, nos debates do processo de auscultação para elaboração da Política da Diáspora de Moçambique e sua Estratégia de Implementação, instrumento vital para aprimorar as relações entre a diáspora e os países de residência”.

Encorajou a comunidade moçambicana no exterior a continuar com o programa de organização das associações e associativismo, como melhor caminho na busca de soluções para os desafios que enfrentam.

A Ministra evidenciou o ambiente de diálogo aberto, franco e construtivo que tem caracterizado a relação entre o Governo e a comunidade moçambicana na diáspora e apelou a manutenção desta importante interação.