Óscar Monteiro, veterano da Luta Armada de Libertação Nacional e membro fundador da FRELIMO, culpa o egoísmo de alguns dirigentes pelo actual estágio do país.
Falando a TV Focus e outros órgãos de Comunicação Social, Monteiro lamenta a crise política e social a que o país está mergulhada e afirma: “Só posso dizer que a nossa experiência foi de pensamento em grupo, a abertura das ideias, não tendo dirigentes que pensam que sabem tudo. Não é através do egoísmo que os problemas se resolvem”, disse.
Segundo o Veterano, os problemas não se resolvem, pensar mais em “nós próprios, no nosso bem-estar”, disse.
Monteiro salienta que “até pode se compreender porque nós vivemos uma vida, portanto, queremos tudo nessa vida, mas se calhar tem que haver gerações que se sacrificam a pensar no futuro, agora se queremos resolver todos os nossos problemas na nossa vida acabamos por ser egoístas porque vamos querer resolver só os nossos problemas e não pensamos nos problemas da sociedade e os problemas vão continuar”, disse Monteiro.
Óscar Monteiro aponta que a juventude deve seguir o exemplo das outras gerações que deram o melhor de si para a melhoria do bem-estar dos moçambicanos.
“São vocês da nova geração que tem que julgar e agir. Não vale a pena perguntar a mim prescrições sobre o vosso comportamento. Vocês é que devem analisar a sociedade e fazer o que aconteceu com outras gerações, ninguém vai nos dizer o que devemos fazer, como olhar para as coisas e agir. Vocês têm mais capacidade que nós, é através da prosperidade, da melhoria do bem-estar que se pode chegar a um crescimento equilibrado da sociedade. Agora, crescimento e bem-estar foi um objectivo que os revolucionários da primeira geração quiseram fazer”. TV Focus/Evidencias/ZEBRANDO