Governo moçambicano convida empresariado turco a investir no país

O Governo moçambicano usou a celebração do dia Nacional da Turquia, comemorado a 29 de Outubro, para convidar o empresariado turco a investir no país, reiterando o compromisso no reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação.

Segundo o Ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, que intervia em representação do Presidente da República, Daniel Chapo, a cooperação entre os dois países tem resultado em mútuos benefícios nos domínios político-diplomático e de cooperação.

No domínio politico-diplomático, o governante citou a participação do país no “Fórum Diplomático de Antalya” sobre “Recuperar a diplomacia num mundo fragmentado”. Disse que hoje, muitas regiões no mundo, em particular na África, Europa e no Médio Oriente, continuam a enfrentar desafios à paz e segurança, mudanças climáticas, os quais requerem uma resposta colectiva dos Estados, no quadro do espírito do multilateralismo.

Impissa fez saber que no domínio de cooperação económica, se registam os iqnvestimentos importantes nas áreas como Finanças, Indústria, Defesa, Crédito do financiamento do Carbono, Agricultura e Florestas, Comércio, Turismo e Restauração, Transportes, Construção, e Indústria Imobiliária. “Estamos convictos de que novas áreas de cooperação irão surgir nos domínios de economia circular, gestão de resíduos sólidos, pesquisa e inovação para alavancar as capacidades locais”.

Neste ano do Jubileu da Independência Nacional de Moçambique, manifestamos o nosso compromisso de continuarmos a privilegiar a cooperação com os nossos parceiros, em particular com a Turquia, visando a estabilidade social e política, desenvolvimento económico e a criação de ambiente de negócios favoráveis através de mais investimentos.

O ministro disse que Moçambique tem ainda desafios por superar, sendo os mais urgentes o combate ao terrorismo em Cabo Delgado; e desenvolvimento económico e social e a criação de mais emprego, tendo em conta que Moçambique tem grande potencial nos sectores de turismo, infraestruturas, agricultura, indústria, construção e imobiliária. “Por isso, aproveitamos esta oportunidade para convidar, mais uma vez, o empresariado turco para investir em Moçambique”, disse.

Moçambique, grande produtor de feijões, a partir da província do Niassa pode tornar-se um fornecedor competitivo para o mercado Turco, que importa este produto no Burundi e Uganda. Moçambique, com mais de 20 variedades, pode oferecer qualidade e proximidade logística.

 Uma cooperação promissora

Por sua vez, o embaixador da República da Turquia, Ferhat Alkan, que está nesta missão desde 19 de Fevereiro do presente ano, considera positiva e promissora a cooperação entre os dois países.

Agradeceu os professores turcos que estão aqui em Moçambique a oferecer formação e exames médicos, exemplo claro da cooperação entre Moçambique e Turquia.

A história do Dia da República da Turquia remonta ao período pós-Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano enfrentou a partição pelos Aliados. Uma revolta liderada por nacionalistas turcos resultou na Guerra da Independência (1919-1923), culminando na vitória da Turquia e no estabelecimento da República. Em 29 de outubro de 1923, o parlamento turco proclamou a nova República, e Mustafa Kemal Atatürk foi apontado como seu primeiro presidente.

Localizada entre a Europa e a Ásia, a Turquia é rodeada pelos mares Negro, Mármara, Egeu e Mediterrâneo. A maior parte de seu território fica na região de Anatólia.

O país recebeu esse nome devido à pedra turquesa, de cor azul, encontrada no território turco.

A região tem um hisória milenar, tendo feito parte dos Impérios Romano e Bizantino e, posteriormente, do Império Otomano. Em 29 de outubro de 1923 o tratado de Lausanne reconheceu a soberania da nova República da Turquia, e Mustafa Kemal Pasha proclamou a independência do país, pondo fim ao sultanato Otomano.