Inaugurações de infraestruturas públicas, lançamento do livro e celebrações matrimoniais marcaram as festividades do dia da cidade de Xai-Xai
A Cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, celebra hoje o sexagésimo aniversário da sua elevação à categoria de cidade. Várias actividades marcaram as celebrações com o destaque para homenagem a todos aqueles que contribuíram para o crescimento da cidade, nas áreas de governação, económica, social, cultural e desportiva.
Ainda no âmbito das festividades, o Presidente do Conselho Municipal da cidade de Xai-Xai, Emídio Xavier, inaugurou a rua da Mcel, que parte da Estrada Nacional Número Um para o interior do bairro 11.
Também foi inaugurada uma estátua e uma estrada em homenagem aos mineiros. Trata-se de uma infraestrutura que dá acesso à Wenela -Teba, no bairro 7. O outro momento marcante foi a inauguração de um monumento em homenagem ao Ntxai-Ntxai Ndlamine.
O lançamento de um livro intitulado “Cidade de Xai-Xai: 60 anos de uma comunidade em metamorfose”, foi outro momento importante que marcou as celebrações do sexagésimo aniversário desta cidade.
O livro resulta de uma pesquisa levada a cabo por 19 académicos moçambicanos pertencentes ao Instituto de Investigação Sócio-Cultural (ARPAC), como instituição coordenadora, e as universidades Eduardo Mondlane (UEM), do Save (UNISAVE) e de Lisboa. São eles Abel Silvestre Mazuze, delegado do ARPAC em Gaza; Alba Paulo Mate; Alberto Francisco Valoi; Arsénia Pedro Matsinhe; Crimildo Chambe; Eceu da Novidade Angélica Muianga; Emídio Benjamim Xavier, Helder Tchambule; Horácio Alexandre Mavale; João Carlos de Senna-Martinez; João Denilson Machava; Liçana Jeiamba; Manuel Salomão Bendzane; Osvalda Isac Mabjaia; Solange Macamo; Stela Gujamo; Victor Simões; Victorino Victor de Carvalho e Xadreque Paulo Mate.
Segundo a vereadora da Acção Social e Coordenação Institucional no Conselho Municipio da Cidade de Xai-Xai, Ancha Matusse, o outro momento de festa e emoção, foi a celebração de 11 casamentos com o apoio do Município, no sábado (02 de Outubro), dentre funcionários do Município, líderes comunitários e secretários de diferentes bairros comunais.