Rwanda diz que não tem militares na capital moçambicana

Numa clara resposta a mensagens que tem vindo a circular nas redes sociais, dando conta da existência de tropas rwandesas na capital moçambicana, para conter a onda de manifestações pós-eleições, o Governo do Rwanda diz que não tem tropas na cidade de Maputo.

A porta-voz do Governo de Paul Kagame, Yolande Makolo, reagiu ontem, domingo, através da sua conta oficial na rede social X, contrariando desta forma várias mensagens que circulam nas redes sociais.

Segundo a porta-voz, as Forças Armadas ruandesas não têm tropas em Maputo nas operações que controlam as manifestações pós-eleitorais, convocadas por alguns partidos da oposição, com destaque para o PODEMOS, que contestam os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições – CNE e que dão vitória esmagadora a Frelimo e o seu candidato, Daniel Francisco Chapo.

Yolande classificou esta informação como “mentira”, reafirmando que existe em Moçambique uma força de mais de 2.000 militares do Rwanda, que começou a ser reforçada em abril último, que combate desde 2021 os grupos terroristas que operam há sete anos na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.