Sofala – Frelimo apela serenidade até promulgação do resultado eleitoral 

Horácio João

O Primeiro-secretário do Comité Provincial da FRELIMO em Sofala apelou ao princípio da noite desta quinta-feira a todos os membros e simpatizantes deste Partido incluindo população daquela parcela do país a manter o espírito de serenidade individual e colectiva, aguardando pacientemente pela divulgação pela promulgação e validação dos resultados finais das Eleições Gerais de 9 de Outubro passado pelo Conselho Constitucional.

Luís Nhanzozo falava na Sede do Comité Provincial, na Beira, no final da escuta colectiva de anúncio dos resultados deste escrutínio pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), em que ao nível daquela província de Sofala a FRELIMO alcançou uma vitória expressiva nas urnas.

O seu candidato presidencial, Daniel Francisco Chapo, foi declarado como tendo obtido localmente 70.67%, enquanto dos 19 assentos reservados na Assembleia da República elegeu 14 Deputados e dos 83 membros da Assembleia Provincial a FRELIMO alcançou 68 lugares.

“Contudo, ainda falta a promulgação dos mesmos resultados deste escrutínio pelo Conselho Constitucional, cuja decisão daquele órgão é irrecorrível, conforme nos orienta a Constituição da República de Moçambique”- destacou Nhanzozo.

Por outro lado, o político repudiou, com veemência, os assassinatos, as manifestações com acções contrárias ao clima de paz e tranquilidade, incitando a violência, promovidas por alguns Partidos políticos concorrentes destas Eleições.

Neste contexto, o Primeiro-secretário Provincial da FRELIMO em Sofala renovou apelo de toda a população a não aderir e a denunciar quaisquer acções tendentes a violência e que possam colocar em causa a ordem e segurança públicas, “impedindo que a nossa população trabalho para o desenvolvimento da Província”- concluiu Luís Nhanzozo.