FRELIMO lança campanha eleitoral na Beira

                          Horácio João

A cidade da Beira, capital provincial de Sofala, acolheu hoje, a cerimónia central da abertura de campanha eleitoral, cujo acto solene foi orientado pelo respectivo Presidente da FRELIMO e do país, Filipe Jacinto Nyusi.

O acto, que teve lugar no campo de futebol do Clube Ferroviário da Beira, na Manga, arrastou multidões e prolongou por horas a fio.

Na circunstância, Nyusi resumiu o Manifesto Eleitoral da FRELIMO, que compreende cinco pilares, nomeadamente a Paz, o Homem, Economia, Infraestruturas e Cooperação, sendo que, em caso da Vitória deste Partido e o seu candidato presidencial, Daniel Chapo, será sufragado pela Assembleia da República em Programa Quinquenal do Governo (PQG).

Nyusi desejou que a melhor prenda do povo moçambicano é votar na FRELIMO e no seu candidato Daniel Chapo, para o país atingir novos patamares de desenvolvimento em todas as esferas da vida.

Daniel Chapo, candidato da FRELIMO

Nas suas primeiras palavras, Chapo afirmou que Sofala é uma referência da Paz e Reconciliação Nacional, lamentando, no entanto, o terrorismo que grassa alguns distritos da província nortenha de Cabo Delgado.

Defendeu a necessidade de reforçar os cuidados primários da saúde, introdução no sector de Educação das disciplinas cívico-patriota, ético-moral, auscultar as preocupações dos Funcionários e Agentes do Estado.

O Combate à corrupção, sobretudo nas maternidades e em todos os sectores vitais será uma das prioridades do candidato da FRELOMO.

Chapo lembrou-se dos horrores da guerra civil dos 16 anos em que ele e sua família foram raptados pela RENAMO e mostrou-se esperançado que melhores dias virão com o trabalho árduo de todos. “Vamos também priorizar emprego para a juventude e a agricultura mecanizada e comercial”, disse o candidato.

Habitação, parcelamento e ordenamento territorial, abertura de centros profissionais para jovens e reativação do parque industrial foram outras promessas feitas pelo Chapo.

Daniel Chapo, prometeu igualmente a reativação do Banco de Desenvolvimento, com acesso ao crédito e juros bonificados.

Em termos de infraestruturas, falou da necessidade da asfaltagem da Estrada Dondo- Muanza-Inhaminga-Matondo, reabilitação da Estrada Nacional Número um e acesso ao Porto da Beira.

Na Economia, defendeu um bom ambiente de negócios e, na Cooperação, referiu a importância de Moçambique continuar a ter mais amigos.

Vincou igualmente que a nomeação de dirigentes vai ser na base de competência técnica e não em nepotismo e amiguismo. Para implementar essa ideia, pediu o voto de todos no dia 9 de Outubro próximo.

Momento cultural coloriu a efeméride, cujo ponto máximo foi o lançamento do Hino da Campanha Eleitoral da FRELIMO, intitulado “Vamos Trabalhar” da autoria do músico da cidade da Beira, Twenty Fingers.

Daniel Chapo é o candidato mais novo com 47 anos de idade. Nasceu no distrito de Cheringoma, na vila ferroviária de Inhaminga, em Sofala. É formado em Jornalismo, Licenciado em Direito na Universidade Eduardo Mondlane -UEM (advogado) e Mestre em Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Católica de Moçambique.

Actualmente, Chapo é Secretário-Geral do Partido FRELIMO. Daniel Chapo fala fluentemente português, inglês, Sena e Ndau. É casado, pai de três filhos e professa a religião cristã.