Frelimo marcha pela vitória em Sofala 

Horácio João

Os Membros e Simpatizantes da FRELIMO saíram pela manhã deste sábado às Ruas ao nível da província central de Sofala, em saudação da sua vitória e do respectivo Candidato Presidencial, Daniel Francisco Chapo, conforme resultados das eleições gerais de 9 de Outubro passado que foram oficialmente declarados, na passada quinta-feira, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O acto central desta efeméride decorreu na capital provincial, com caravana de viaturas e motos a partir do periférico Bairro de Cerâmica e marcha de centenas de partidários, que partiu da Rotunda de Chipangara e passou pelo maior mercado informal do Goto e Maquinino, desaguou no Pavilhão Aberto do Clube Ferroviário da Beira.

Durante ao percurso, os manifestantes que empunhavam dísticos com palavras de ordem, cantavam e dançavam em claro festeja desta vitória nas urnas, acenando aos mirones em gesto de agradecimento pelo voto de confiança depositada na FRELIMO e seu candidato presidencial, Daniel Chapo.

A exibição do nosso rico patrimônio artístico-cultural coloriu ainda mais ao evento que teve lugar debaixo de uma temperatura amena e comovente, debaixo do céu limpo a neblina.

Dirigindo-se aos presentes, o Primeiro Secretário do Comité Provincial desta formação política em Sofala, Luís Nhanzozo, caracterizou que, com esta marcha, se pretende demonstrar que a vitória esmagadora, inquestionável, asfixiante e “trombozante” foi graças ao empenho e dedicação de todos os Militantes e Simpatizantes da FRELIMO e dos potenciais eleitores que votaram neste Partido e no seu aspirante à Ponta Vermelha.

Avaliou que durante os 45 dias de Campanha Eleitoral, a FRELIMO esteve numa verdadeira festa, onde no dia de votação, maior número dos que se fizeram presentes nas urnas depositaram sua confiança no seu Partido e Chapo, uma alta fasquia na província de Sofala, em 65.54%.

Outra vantagem não menos importante destas Eleições, segundo Nhanzozo, é de se ter reduzido os mandatos da oposição a nível de Sofala, de seis assentos na legislatura prestes a findar para cinco no próximo Parlamento.

A CNE também declarou que dos 19 mandatos da Província de Sofala na Assembleia da República, a FRELIMO conquistou 14, mantendo-se mesmo número do pleito de 2019.

Já ao nível da Assembleia Provincial, este Partido subiu dos anteriores 60 mandatos para 68, deste órgão deliberativo, no âmbito da Governação Descentralizada Provincial.

Consequentemente, o Primeiro-Secretário do Comité Provincial da FRELIMO em Sofala endereçou profundos e sinceros agradecimentos a todos os Militantes, simpatizantes e população em geral da Província de Sofala, pela dedicação e firmeza, tendo depositado voto de confiança para esta filiação partidária e seu candidato presidencial, Daniel Chapo.

Este voto depositado massivamente na FRELIMO e Chapo, para Nhanzozo, vai garantir a continuidade das grandes realizações que vêm sendo levadas a cabo em. Todos os sectores da nossa vida, para o bem-estar de todos os moçambicanos.

Para isso, referiu que na base do Manifesto Eleitoral, a ser sufragado na Assembleia da República em Programa Quinquenal do Governo (PQG), a FRELIMO comprometeu-se a materializar todas as promessas apresentadas aos potenciais eleitores durante a Campanha Eleitoral.

“Estamos a falar concretamente dos aspectos directamente ligados à Defesa de Soberania e a Integridade Territorial, Incremento do Capital Humano e Fortalecimento das Instituições, Alcance da Independência Econômica, Desenvolvimento das Infraestruturas Resilientes às Mudanças Climáticas e o Reforço das Relações de Amizade e Cooperação com os Países da Região, do Continente e do Mundo”.

Por outras palavras, indicou que com a vitória da FRELIMO e Chapo, entre outras acções, vai ser introduzido o Banco de Desenvolvimento, para permitir que, particularmente os jovens tenham a possibilidade de ter acesso ao crédito com juros bonificados para os seus projectos.

Também se garante a disponibilidade de mais unidades sanitária e escolar, fontes do abastecimento de água potável, manutenção e reabilitação das vias de acesso, pontes, expansão da energia eléctrica da rede nacional, entre outras infraestruturas públicas.

O combate à corrupção, terrorismo e crime organizado, são outras actividades que constam no Manifesto Eleitoral da FRELIMO.

A ocasião serviu igualmente para a apresentação de Lourenço Bulha como Cabeça-de-Lista da FRELIMO ao cargo de Governador da Província de Sofala, para o seu segundo mandato de mais cinco anos.