Volodymyr Zelensky vai visitar a África do Sul em 10 de abril
“Esta visita é a continuação dos compromissos assumidos pelo Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, com o Presidente russo Putin e o Presidente ucraniano Zelensky, em favor de um processo de paz inclusivo que abrirá caminho para a paz entre a Rússia e a Ucrânia”, disse o porta-voz presidencial Vincent Magwenya à agência de notícias France Prece.
No final de fevereiro, durante uma reunião do G20 em Joanesburgo, a África do Sul defendeu um processo de resolução do conflito ucraniano envolvendo todas as partes, poucos dias depois das conversações entre os EUA e a Rússia sem a Ucrânia, e convidou nessa ocasião Volodymyr Zelensky para uma visita de Estado.
“A África do Sul continua determinada a apoiar o processo de diálogo entre a Rússia e a Ucrânia”, garantiu o Ramaphosa, que há muito afirma ser próximo de Moscovo.
Ramaphosa e Zelensky tiveram uma conversa telefónica, após a qual o chefe de Estado ucraniano agradeceu nas redes sociais o apoio “à soberania e integridade territorial da Ucrânia”.
“É importante que os nossos países partilhem a mesma posição: nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”, acrescentou Zelensky. A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.
Fonte: RTP