Cabo Delgado: Ruandeses retomam o entroncamento principal da estrada Awasse

O controle desta estradas é um objetivo militar claro. O entroncamento de Awasse controla todo o movimento no norte de Cabo Delgado: uma estrada vai para oeste, distrito de Mueda, a outra para leste, distrito de Mocímboa da Praia e a terceira estrada para o sul, distritos de Macomia e Pemba.

Os insurgentes que controlaram a junção por um ano. Estabeleceram uma base importante e destruíram a estação transformadora de eletricidade e as ligações de telemóvel, cortando a electricidade e restringindo o serviço telefónico aos distritos de Mueda, Mocimboa, Palma e Nangade.

As tropas ruandesas retomaram Awasse. A ofensiva começou quinta-feira (22 de julho). Nessa ofensiva foram mortos vários insurgentes, segundo o boletim informativo Moz-559.

O governo detém a cidade de Macomia, mas não as estradas ao norte para Mueda e Awasse. De acordo com Mediafax, um pelotão de 50 soldados ruandeses foi visto movendo-se para o norte de Macomia em direção a Chai, que é o limite da zona controlada pelos insurgentes.

O próximo passo é provavelmente reabrir a estrada de Chai a Awasse. Isso permitiria que uma força blindada se movesse na estrada asfaltada a leste, em direção a Mocímboa da Praia.

Tudo indica que os militares ruandeses e moçambicanos estão num esforço para retomar a estrada N380 a norte de Chai e a leste de Awasse.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?