A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne-se hoje, em Maputo, em cimeira extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, tendo como ponto principal de agenda a resposta ao terrorismo em Cabo Delgado.
Fonte diplomática em Maputo disse há dias que o encontro se reveste de grande interesse no sentido de se dar resposta e apoio a Moçambique na luta contra o terrorismo que graça nalguns distritos da província de Cabo Delgado.
Segundo a mesma fonte, as necessidades de Moçambique já são conhecidas, sobretudo os aspectos logísticos, assistência e treinamento às Forças de Defesa e Segurança (FDS) em matérias de combate ao fenómeno, entre outros aspectos de carácter militar.
O evento vai decorrer com as bandeiras da SADC e dos estados membros içadas a meia haste, em homenagem ao antigo Presidente zambiano, Kenneth Kaunda, falecido quinta-feira das emana passada, vítima de doença.
Para além de questões de segurança, a cimeira vai abordar a integração regional, cooperação e desenvolvimento.
“A cimeira irá, entre outras questões, discutir a resposta regional e o apoio à República de Moçambique na abordagem do terrorismo, segurança alimentar e nutricional regional, género e desenvolvimento e progresso na resposta regional ao HIV e SIDA e à pandemia COVID-19”, refere um comunicado partilhado no portal da organização regional, citado pela AIM.
Os participantes também vão passar em revista os progressos registados na implementação do lema; SADC: 40 Anos Construindo a Paz e Segurança, Promovendo o Desenvolvimento e Resiliência Face aos Desafios Globais”, que foi aprovado pela cimeira da organização regional em Agosto do ano passado.
O 40º aniversário da SADC, a ter lugar em Agosto próximo, será marcado pelo lançamento de três publicações de Filipe Nyusi, na qualidade de Presidente em exercício da comunidade regional.
As publicações, com os títulos “40 anos de SADC: Melhorar a Cooperação e Integração Regional”; “Volume 2 das Histórias de Sucesso da SADC em Moçambique”; e “Hashim Mbita (Lutas de Libertação da África Austral)”.
A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo é a instituição suprema de formulação de políticas da SADC com a responsabilidade pela direcção geral da política e controlo das funções da comunidade de acordo com o artigo 10 do Tratado da SADC.