Filipe Nyusi visita mercados da cidade de Maputo

O Chefe do Estado escalou esta quinta quinta-feira (24 de Junho), sucessivamente os mercados Grossista do Zimpeto, Xiquelene, Janete e o centro comercial Shoprite para fiscalizar a observância das medidas gerais aprovadas pelo decreto sobre a situação de calamidade pública no país.

Filipe Nyusi, constatou a persistência do incumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 nos locais de maior concentração e mobilidade de pessoas.

A prática do distanciamento interpessoal entre utentes e comerciantes, o uso correcto da máscara, a lavagem ou desinfecção das mãos são alguns aspectos que não estão a ser aprimorados para travar o contágio pela Covid-19.

“As pessoas não podem pensar que as medidas de prevenção se resumem ao uso da máscara, porque existem várias outras formas de contágio pelo vírus. Há algum trabalho por fazer, mas a população tem informação do que fazer e como evitar a contaminação pelo coronavírus”.

Na sua interacção com vendedores e clientes nos mercados Grossista do Zimpeto e Xiquelene e utentes do terminal da Praça dos Combatentes, o Chefe do Estado apelou ao uso correcto da máscara e necessidade de observância do distanciamento.

Já no centro comercial Shoprite, Nyusi inteirou-se do cumprimento do protocolo sanitário de prevenção da Covid-19, tendo questionado sobre os procedimentos de segurança para utentes e trabalhadores, com enfoque para a medição da temperatura corporal e encaminhamento de casos suspeitos.

Refira-se que o relatório sobre mobilidade urbana destaca que as grandes cidades do país têm vindo a registar aumento significativo da circulação de pessoas, aliado ao incumprimento das medidas de prevenção da Covid-19, o que pode concorrer para a reaceleração da pandemia.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?